quinta-feira, 5 de junho de 2008

ONDE ESTÁ A VERDADE SOBRE O UNIVERSO?


• Introdução
1. João 8:32
2. Hoje fala-se muito de libertação. Muitos têm oferecido libertação. A Bíblia fala que a libertação vem pelo conhecimento da verdade. Mas o que é a verdade? Onde ela está? É possível conhecê-la?
3. Muitos têm dito que a verdade não pode ser conhecida, que cada um tem uma parcela da verdade, ou ainda que o que é verdade para mim pode não ser verdade pra você. Nesse estudo veremos o que é a verdade e se ela pode ser conhecida.
4. Quando fazemos uma pergunta sobre algo é porque estamos em busca da verdade sobre esse assunto. Na realidade todo ser humano procura responder, para si mesmo, as perguntas mais importantes da vida e isso diz respeito à existência de Deus. É por isso que esse é o assunto mais debatido nos escritos da antiguidade e nos livros atuais. Na verdade, as cinco perguntas mais importantes da vida são:
1. Origem: De onde viemos?
2. Identidade: Quem somos?
3. Propósito: Por que estamos aqui?
4. Moralidade: Como devemos agir?
5. Destino: Para onde vamos?
Será que podemos ter a verdade sobre esses assuntos? As respostas a essas perguntas dependem da existência de Deus.

• Argumentação
I. Deus e a verdade sobre a verdade
1. A verdade é dizer aquilo que é.
(1) Para sabermos qualquer coisa primeiramente temos que saber o que é a verdade e se ela é relativa ou absoluta. Muitos têm ensinado que a verdade é relativa e que não existe absolutismo. Que quem é absolutista é de mente fechada e pretende excluir tudo aquilo que ele julga ser contrario a sua pretença verdade. O que eles não percebem é que as suas afirmações também pretendem ser absolutamente verdadeiras e que eles também excluem os que pensão de maneira diferente. A própria afirmação de que a verdade é relativa pretende ser uma verdade absoluta. Isso prova que essa é uma afirmação falsa em si mesma.
(2) Todos queremos ouvir a verdade. Exigimos verdades praticamente em todas as áreas de nossa vida. Exigimos, por exemplo, verdade de: entes queridos (ninguém quer ouvir uma mentira de um cônjuge ou de um filho); médicos (queremos a receita do remédio correto e que seja feito o procedimento adequado); tribunais (queremos que condenem somente os verdadeiramente culpados); companhias aéreas (exigimos aviões verdadeiramente seguros e pilotos realmente sóbrios). Não desistimos de querer saber a verdade sobre esses assuntos. Também não podemos desistir de quer saber a verdade sobre a existência de Deus.
2. A verdade é descoberta e não inventada. Ela existe independentemente do conhecimento que uma pessoa tenha dela (a lei da gravidade existia antes de Newton).
3. A verdade é transcultural. Se uma coisa é verdadeira então ela é verdadeira para todas as pessoas, em todos os lugares, em todas as épocas (2 + 2 = 4 para todo o mundo, em todo lugar, o tempo todo). Se Deus existe ele deve ser o mesmo Deus para todo o mundo.
4. A Verdade é imutável, embora nossa crença sobre a verdade possa mudar (quando começamos acreditar que a Terra era redonda, em vez de plana, a verdade sobre a Terra não mudou; o que mudou foi nossa crença sobre a forma da Terra). Devemos lembrar que as crenças não alteram a realidade, não importa com que sinceridade elas sejam expostas (se uma pessoa acredita sinceramente que a terra é plana isso só fará com que ela esteja sinceramente errada). Se Deus existe o fato de alguém acreditar de forma contraria não mudará o fato de sua existência.
5. A verdade não é afetada pela atitude de quem a professa (muitos dizem que não acreditam em Cristo por causa da atitude de alguns cristãos; isso seria o mesmo que dizer que não acredito na lei da gravidade porque o tataraneto de Newton me bateu).
6. A verdade é sempre absoluta.
(1) Até mesmo as verdades que parecem ser relativas são realmente absolutas (a afirmação “Eu Carlos Pscheidt, senti frio no dia 16 de julho de 2007” parece ser uma verdade relativa, mas é realmente absoluta para todo o mundo, em todos os lugares, entende-se que Carlos Pscheidt teve a sensação de frio naquele dia).
(2) Em resumo, é possível haver crenças contrarias, mas verdades contrarias é uma coisa impossível de existir. Isso quer dizer que se uma das crenças for verdadeira necessariamente as outras serão falsas. Podemos acreditar que uma coisa é verdade, mas não podemos fazer tudo ser verdade.
II. Deus e a origem do universo
1. O universo teve um começo?
(1) Por muito tempo (e às vezes ainda hoje) era dito que a ciência e a religião viviam como inimigas. Isso não pode ser verdade, pois tanto a ciência quanto a religião buscam um mesmo fim que é saber a verdade ultima das coisas. Portanto uma auxilia a outra nessa descoberta. Aubert Einstein disse que: “A ciência sem a religião é manca; e a religião sem a ciência é cega”. Ou seja, a religião e o conhecimento cientifico são interdependentes. O que pode acontecer é uma ou outra estar errada em suas conclusões, mas a verdade a ser descoberta continua sendo a mesma. O que temos que fazer quando elas não entram em acordo é ver qual delas esta certa e qual esta errada e colocarmos ali a nossa fé.
(2) Um exemplo disso era que a maior parte dos cientistas de antes de 1922 (incluindo Einstein) criam que o universo era estático e eterno, que sempre existiu. Mesmo sua teoria da relatividade estando a apontar em direção contraria desde 1916, Einstein preferiu continuar acreditando que o universo era eterno. Somente em 1929 quando estava no observatório do monte Wilson é que viu, baseado na observação, que o Universo estava em expansão e, portanto teve um começo. Ele e a maior parte dos cientistas de sua época estiveram errados por toda a vida. Mais tarde, ele descreveu esse como sendo “o maior erro de minha vida”. Einstein disse que agora queria “saber como Deus havia criado o mundo”.
(3) A Bíblia já dizia, a mais de 3.500 anos, que o Universo teve um começo. A despeito de que os religiosos e os cientistas podem estar errados a Bíblia tem se provado verdadeira, sob todas as provas. Todas as vezes que algum religioso ou cientista se opôs a Bíblia mais tarde provou-se estar ele errado. A bíblia fez varias antecipações científicas como:
a. A quantidade das estrelas. No tempo em que o texto de Gen. 15:5 foi escrito estimava-se que existiam 5119 estrelas no céu. Após o invento de Galileu Galilei chamado telescópio, sabemos que temos milhões delas só na Via Láctea. Que os pontos que vemos no céu não são apenas estrelas, mas sim galáxias inteiras com milhares de estrelas. Se hoje formos ao monte Palomar nos USA (onde fica o maior telescópio do mundo) e perguntarmos quantas estrelas existem no céu nos confirmarão aquilo que a Bíblia afirmou a 3.500 anos atrás “são incontáveis”. Essas estrelas só são incontáveis para os homens, pois Deus conhece cada uma e as chama pelo nome. Salmo 147:4.
b. Terra redonda. Isaias 40:22. Texto escrito 2.500 anos antes de Colombo,Copérnico e Galileu.
c. Preção atmosférica. Jó 28:25. O barômetro só foi inventado em 1.643
d. O principio de quarentena Levítico 13:46. Sanitarismo.
e. Circuncisão ao oitavo dia. Gen. 17:11,22. Do segundo ao quinto dia a criança esta mais suscetível a hemorragia. No oitavo dia a protrombina se eleva 110%.
f. Regras dietéticas e os males do colesterol e do açucar em excesso. Levíticos 11;7:22-24; Prov. 25:27.
(4) Por que Einstein queria agora descobrir como Deus fez o Universo? Como chegou ele a conclusão de que Deus o criara? Certamente foi devido a Lei da Causalidade. Essa lei diz que todo que teve um começo deve ter uma causa. Quem então deu início ao universo? Quem foi sua causa? Teria de ser alguém que estava fora do Universo. Somente alguém que sempre existiu poderia dar início ao Universo. A Bíblia chama esse ser de Deus.
2. O Universo terá um fim?
(1) Assim como a lei da causalidade mostra-nos que o Universo teve um começo, a segunda lei da termodinâmica também nos indica o mesmo. Essa lei pode ser representada por um carro que tem uma quantidade finita de combustível, se o combustível é finito ele não pode estar andando desde um tempo infinito passado, senão o combustível já haveria acabado e o carro estaria parado. Da mesma forma o Universo esta em movimento, consumindo sua energia utilizável. Isso mostra que em algum momento em um passado finito ele teve um início, caso contrario sua energia já teria acabado. Isso poderia indicar que um dia ele terá fim?
(2) Sim, se Deus não existisse certamente assim como o Universo não poderia existir ele teria um fim caótico. Podemos exemplificar com um relógio no qual certa vez foi dada corda, se ninguém der corda novamente ele certamente parará. A Bíblia afirma que Deus não é apenas o criador do Universo, mas também o mantenedor. Ele é quem da corda no Universo para que ele continue em funcionamento. Isso mostra que Deus não nos criou e deixou-nos a mercê do acaso. Não. Ele nos criou e nos mantém provendo-nos o necessário.
• Conclusão
A verdade é algo que devemos buscar conhecer através dos meios que Deus nos concedeu. Os meios científicos nos ajudam muito nesse processo. A ciência nos ajuda a perceber a necessidade da existência de um criador e mantenedor para o Universo. Por mais que seres humanos possam ser falhos quanto ao descobrimento da verdade, a Bíblia se mostra um relato fidedigno da realidade. Mesmo que começou a ser escrita a mais de 3.500 anos faz varias antecipações cientificas, mostrando-se mesmo ser a fonte da verdade absoluta.
A Bíblia é a melhor maneira de explicarmos de onde viemos. Essa que é uma das principais perguntas que o ser humano pode fazer. Veremos nos estudos a seguir que a resposta para as demais perguntas também estão na Bíblia e é ela quem da à melhor resposta para toda inquietação Humana.
Devemos, portanto crer unicamente na Bíblia como contendo a verdade absoluta. Ela é a carta de um Deus poderoso que criou o Universo e que quer que saibamos que foi ele quem o fez.
Quer você hoje decidir estudar esse livro que contem as respostas?
Que Deus o abençoe.

Nenhum comentário: